Como e por que eu mudei (estou mudando) o foco do meu blog?

Woman with laptop lying down in bedVocê tem um blog, site ou canal?
Imagino que se tiver, provavelmente o iniciou sem conhecimento algum sobre SEO e sobre como divulga-lo, deve ter passado por alguns perrengues por causa dele também, não?

Uma grande parte dos blogs e canais nascem do nada, por mera curiosidade e sem que o produtor de conteúdo, ou seja, o criador do blog, tenha alguma noção do que está fazendo.

Foi assim pra mim também, eu, com a curiosidade estampada nos olhos ao ouvir minha amiga falar de seu blog de terror, criei uma conta no blogger, dando inicio ao (pelo amor de Deus, não riam de mim) meu cantinho kawaii (fofinho, fofinha em japonês).

Ok, nome horrível, eu sei, mas o alcance dele era horrores de alto, eu tinha várias visualizações diárias, porém logo enjoei do nome e mudei para My Little World. As visualizações despencaram e pra explicar o motivo disso seria necessária toda uma explicação não só sobre SEO, mas também sobre como esse mundo de blogs e youtube vem crescendo de maneira avassaladora no Brasil e no mundo, tornando-se cada vez mais concorrente.

Bom, os anos se passaram e a cabeça mudou, cresceu e amadureceu o suficiente para perceber que ulzzangs_ o foco inicial do meu blog_  não era mais tão interessante assim. E, é claro, essa minha mudança de pensamento não se deu apenas por ter enjoado do estilo, mas muito por influencia de outros blogs e canais que eu gosto que focavam muito em beleza e moda, além de ter muitos posts sobre estilo de vida. Post vai e post vem, meu blog já não possuía a mesma identidade de antes, já influenciado pela minha mudança de gostos, pra falar a verdade meu blog já não tinha identidade alguma.

Meu blog acabou perdendo a identidade própria com o tempo, isso é um fato, porém o processo de criação de uma nova identidade pode ser mais complicado do que se imagina: post vai e post vem, exclui meu blog antigo e criei um novo com minha irmã e com minha melhor amiga, que, por sinal, é o blog em que você está agora.

O Exalando Purpurina é um pedaço nosso na internet, com memórias e resquícios do que eu, minha irmã e minha amiga fomos um dia e assim como muitas pessoas, ainda está em processo de amadurecimento: não temos um foco principal ou um tema para nos agarrarmos, é um blog com conteúdos subjetivos e, quando se fala de um blog ou site, isso não é uma coisa muito legal.

E você sabia, por exemplo, que existe uma técnica chamada "vaca roxa" que consiste em focar seu publico alvo em um único ponto, quero dizer, restringir seu publico alvo o máximo possível. Essa técnica serve para que as pessoas certas encontrem seu site ou blog e permaneçam nele, uma técnica de marketing que todos deviam conhecer, por sinal.

Porém, um blog sem identidade consegue utilizar esse tipo de técnica? Não, simplesmente porque ele não tem foco e eu sei que isso é prejudicial pra mim, porém não há nada que eu possa fazer.

Mudei o foco do meu blog porque não sou mais a pessoa que eu era 4 anos atrás, e não foi uma coisa não pensada, sou plenamente ciente de que isso me prejudica.

E se você não tem um uma vertente principal no seu blog, bem, precisa encontra-la. Ainda estou nesse processo e eu não sei quanto tempo vou demorar nele, afinal, acho que é naturalmente um processo demorado, mas espero que logo encontre um caminho pra seguir, ou seja, a identidade do nosso blog.

2 comentários:

  1. Eu te entendo completamente. Quantas vezes já exclui blogs, postagens e até mudei a data de criação? Ao ler outros posts eu ficava até envergonhada com a eu mesma do passado.
    E realmente não adianta você ter o seu blog por obrigação, sem dar a seu rostinho a ele.

    | ~Oxe, Nalanda!~|

    ResponderExcluir

© Exalando Purpurina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Lorena Vieira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo