A blogosfera está voltando a ser um nicho pequeno?

blogs, blog, exalando purpurina, a blogosfera está diminuindo,
Como já deu pra perceber, eu fiquei um bom tempo sem entrar no blog por vários motivos, o principal deles a escola nova que é um pouco mais puxada, porém como muitas de vocês sabem, apesar de viver entre parar e reiniciar o blog,parar e voltar, parar e voltar, eu estou na blogosfera a 4 anos e entre o ano passado e o retrasado essa ideia de criar um blog ou canal no youtube simplesmente bombou, estourou como pipoca e onde você olhava surgia um blog novo.
Ok, até ai tudo bem, todo mundo tem direito de querer ter um blog ou fazer sucesso com seu canal, mas, como eu já disse em outros posts: Não é tão fácil quanto parece.E durante esse longo período em que eu não estive em contato com a blogosfera, ao que me parece, mais pessoas perceberam isso.

Vejam bem, não estou querendo criticar ninguéma, eu mesma sei que meu blog não cresce por vários motivos e um deles é o fato de que não me esforço suficientemente, porém sou consciente desse fato e ainda sim conheço muitas pessoas que parecem não entender que ter um blog ou canal exige esforço, tempo livre e investimento.

Bem, na verdade, pelo que me parece, as pessoas começaram a ganhar essa consciência: quando voltei e procurei estar mais ou menos dentro do que vem ocorrendo pela blogosfera descobri que muitos dos blogs que eu conhecia de relance foram desativados, excluídos ou simplesmente abandonados.

Confesso que esse não foi um resultado inesperado_ na verdade acho que todos esperávamos por isso_, mas acredito que foi mais rápido do que eu imaginava, inesperada mesmo foi a quietude que eu encontrei nos grupos de divulgação que não possui mais tantas pessoas interagindo e divulgando seu trabalho.

Ah, antes de mais nada, não quero dizer que as pessoas estão parando de criar blogs, mas sim que são abandonados, aparentemente, mais blogs do que são criados.

Claro que eu não possuo dados, o lance aqui é mais no olhômetro mesmo.

As pessoas perceberam que é difícil crescer nessa plataforma, ou simplesmente enjoaram de seus blogs, ou, em casos mais sérios, estão passando por problemas e não tem como manter o blog funcionando, apesar de possuírem vontade. Tudo isso são fatores que estão deixando a blogosfera mais espaçosa e os novos blogs sendo criados, apesar da velocidade espantosa com que aparecem e crescem, não parecem estar sendo suficientes para manter o ritmo acelerado da blogosfera de um ano atrás, quando no desespero para se destacar das demais, blogueiras criavam conteúdos novos massa, diariamente.

E em meio a isso consigo encontrar vantagens e desvantagens, em um lugar em que as blogueiras vão diminuindo existe mais espaço pra você aparecer, mas acredito que como consequência você perde leitores também, o que é um problema, já que depois de escrever, a coisa que uma blogueira mais faz é ler outros blogs.

O fato, então, que é impossível negar, é que a blogosfera está diminuindo, não acredito que ela irá voltar a ser como era antes, mas ela não está mais tão agitada e eu não sei dizer se isso é bom ou ruim.

2 comentários:

  1. Também estava percebendo isso.AH,amei seu blog,achei mara.Beijoca.
    Rainá Maria
    dedentrodomeuguardaroupablog.wordpress.com

    ResponderExcluir

© Exalando Purpurina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Lorena Vieira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo