Amor próprio não é gostar da própria aparência.

texto, blog, auto estima, amor próprio, amor próprio não é gostar da própria aparência
Você possui amor próprio?
Eu acabei de achar o meu, estava perdido em algum lugar _ pelo que me parece esqueci ele em um ponto qualquer e ele teve de lutar pra me encontrar de novo, devia ser um lugar muito longe, demorou anos para finalmente chegar até mim.

Sabe, sempre achei que amor próprio era gostar do meu próprio corpo, amar ele do jeitinho que ele é e esperei desesperadamente por esse dia, quero dizer, o dia em que eu olharia para o meu corpo e gostaria dele... Estava redondamente enganada. 

Amor próprio tem a ver com a alma, com o espirito.

Sabe, ainda hoje não gosto do meu corpo, sinto necessidade de emagrecer e não gosto de muitas coisas quando olho no espelho e mesmo assim me amo, amo a mim mesma de um jeito que só havia conseguido quando era apenas mais uma criança inocente e sem nenhuma noção do mundo.

Eu amo minha alma, meu caráter, minha personalidade! Mesmo reconhecendo meus defeitos como orgulho e prepotência, eu me amo, simples assim.

Demorei pra entender que era isso o que faltava em mim, estava focada de mais em problemas mundanos e em assuntos do passado pra perceber o quanto meu emocional estava falho nesse quesito, o quanto minha auto-estima estava pra baixo. Só consegui perceber isso quando me olhei no espelho e não consegui encontrar nada que eu gostasse, nem ao menos uma pinta.

Desde quando eu estava nesse estado? Odiando minhas pernas, barriga e braços, me incomodando com as gorduras de um jeito que não podia ser saudável. Quando foi que me tornara o que, quando criança, odiava? Fútil até a alma, acreditando que a beleza que nunca tive iria me abrir os caminhos que tanto sonhei. Acreditando até a alma que se fosse bonita me seriam abertas as portas que eu encontrava fechadas.

E então eu percebi que não era assim que funcionava e logo em seguida não demorei para entender que o amor próprio não é se sentir bem com seu corpo, nunca foi, nunca será. Eu não me sinto bem com meu corpo, o mudaria sem pensar duas vezes, mas me amo mesmo assim, simples assim.

O amor próprio é uma coisa que agente encontra aos poucos, ao superar os problemas que a vida coloca em nosso caminho, de vagar e com o passar dos anos. Temos lutar por ele.

E é claro que as vezes o que nos falta é sim a boa aparência e apenas isso para nos sentirmos completos, e as vezes a boa aparência é só uma das coisas que você precisa conquistar para amar a si mesmo, existindo então muitas mais.

6 comentários:

  1. Eu concordo com você...
    As vezes a gente se sente tão para baixo mas não é a aparência que nos aflinje, e sim por dentro. É importante que a gente se aceite pelo que somos por dentro: nossa personalidade, gostos, caráter (muito importante) e o que tiver de fora não fará muita diferença ;)
    Adorei o post!
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, durante muito tempo a gente não vê que o que importa é o que vem de dentro, as pessoas se importam demais com o exterior, mas isso não é culpa nossa é culpa muita vezes dos padrões da sociedade que nos tapa os olhos para o essencial da vida.
      Fico tão feliz que tenha gostado e ainda mais comentado <3
      Significa muito pra mim :3

      Excluir
  2. Concordo.
    Antigamente eu ligava muito pra isso, hoje em dia prefiro me apegar a coisas bem mais importantes

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostar de si mesmo é sempre o primeiro passo, respeitar as diferenças é outro. Sabemos que não somos iguais, nem em pensamento nem em aparência, mas isso não significa que somos menos ou mais que os outros apenas diferentes. Devemos respeitar quem somos independente do que os outros pensam ou querem ou esperam de nós, aí começa a auto estima. Aprender a perdoar nossos defeitos também é importante, mas claro tentar mudar o que sabemos não é bom e ainda está em nós ...
    Quanto a aparência, ela é efêmera, não dura eternamente então vamos aprimorar nosso interior e se der e for possível cuidar do lado de fora, mas não como prioridade.

    Foi uma reflexão e tanto, parabéns!

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por esse comentário lindo e enorme (risos).
      Beijos de luz Minda!

      Excluir

© Exalando Purpurina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Lorena Vieira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo