Quais são as categorias Lolita?


Como eu havia prometido, e isso ficava sempre martelando em minha consciência, resolvi fazer uma postagem totalmente dedicada as categorias lolitas!

Bem, após a popularização do estilo Lolita no Japão assim como em várias outras partes do mundo, foram surgindo então vertentes desse estilo para que se adaptassem aos países e aos gostos de cada pessoa, mas ainda assim após tantos anos e tantas vertentes criadas há pessoas que considerem apenas as 3 subcategorias mais conhecidas como oficiais, então vamos á postagem para saber mais sobre o assunto.

Country Lolita 


Apenas pelo nome pode-se ter uma pequena noção de onde tal categoria se encaixa, o country Lolita é um conceito mais suave e modesto, um conceito interiorano e campestre, que remete muito á uma aparência refrescante digamos assim

O Country Lolita geralmente é mais usado durante o verão ou adotado por garotas em países de clima quente como o Brasil, suas roupas são mais simples utilzando anáguas menores, tecidos mais leves, estampas florais, xadrez e alguns poucos babados, porém nada muito exagerado.

Pelo fato de ser uma lolita de climas quentes, suas roupas são bem leves e folgadinhas, uma maquiagem mais leve é utilizada na maioria dos casos, pois manter-se de maquiagem em um calor de 40 graus é um desafio.

As cores mais usadas geralmente são um bege clarinho, creme e marrom em tons extremamente suaves, 
para incrementar um pouco mais de cor e personalidade aos seus looks diários são usadas estampas muito florais em tons mais fortes. Seus acessórios mais comuns são pequenas bolsinhas de palha com flores, mini-chapeis com uma aparência um pouco mais interiorana ou delicados laços de fita. 

No Country Lolita geralmente não são usados muitos acessórios, seus cabelos geralmente não precisam ser tão volumosos e tão enfeitados como nas categorias mais comuns, a simplicidade é seu toque especial.

Casual Lolita 


O casual Lolita no geral é uma categoria fácil de seguir, geralmente é para pessoas que tem o desejo de seguir o estilo diariamente, porém tem uma rotina muito apertada, na maior parte dos casos estuda, trabalha ou faz faculdade.

Pois ser uma Lolita completa, se montar inteira e ainda ter que repetir o processo todos os dias é cansativo e leva tempo, muitas vezes um tempo que não temos em nossas rotinas sempre tão apertadas.


O Casual Lolita é um estilo para o dia-a-dia, um estilo diário e e não tão extravagante. Utilizam-se camisas simples e fofas, alguns babados, saias fofinhas em formato de sino e meias ¾ , os cabelos podem ser usados do jeito que você preferir, porém os sapatos devem ser de boneca ou mary jane, como todas as outras categorias.

Apesar de ser uma categoria diária e não utilizar muitos acessórios, bolsinhas simples e fofas são muito usadas assim como arcos e fitinhas fofas para o cabelo.

Essa categoria pode se adaptar a quase todas as outras, porém é mais comum vermos casual lolitas nas categorias, goth, sweet e classic.

Hime Lolita 


Essa subcategoria é mais voltada para a Europa, mais especificamente as princesas europeias, apesar de não ser tão difícil de seguir é provavelmente a categoria mais trabalhada em detalhes e para mim o lema dessa categoria é “Quantos mais melhor!” mais babados, mais rendas, mais camadas e mais fofura!
Hime Lolita

O Hime Lolita é um estilo que apesar de lindo é cansativo, a categoria abrange uma riqueza de detalhes que devem ser colocados e feitos de maneira impecável, penteados grandes e elaborados cachos não são obrigatórios porém são muito apreciados e usados no conceito, acessórios delicados e sofisticados, pequenas coroas, perolas, tiaras, cetros e sapatos mary jane extremamente delicados.

A cor mais popular no Hime Lolita é geralmente o rosa bebê, o creme e o azul claro, o Hime Lolita é marcado pelas anáguas muito volumosas, muitos babados, muita renda e mangas amplas.


A maquiagem pode depender muito da pessoas que aderiu ao hime lolita, algumas usam algo mais leve porém a maioria opta por uma maquiagem mais pesada.

Shiro e kuro Lolita 

“Shiro” branco em japonês, o shiro Lolita por sua vez consiste em apenas vestir-se de branco, mas não somente saias ou anáguas brancas e sim o traje completo, incluindo acessórios como colares, bolsas, pulseiras, pingentes, laços, babados, meias, sapatos e pérolas podem ser usadas á vontade, porém lembrando, TUDO BRANCO.

Para seus penteados não á muito segredo, por geralmente essas lolitas optam  pelos cabelos naturais, porém bem cuidados ou por perucas em tons claros e até mesmo brancas.

Incluindo também tal regra dessa categoria á maquiagem utilizada, optando por tons mais pálidos de pele e uma maquiagem mais escura ao redor dos olhos para ressalta-los.


“Kuro” preto em japonês, o kuro Lolita seria o oposto do Shiro Lolita, essa categoria consiste em vestir-se somente de preto, vestidos pretos, bolsas, sapatos meias, laços, babados e pequenos acessórios, o Kuro Lolita não deve ser confundido com o Goth Lolita pois o kuro Lolita é apenas uma sweet Lolita vestida toda de preto, um dos materiais mais usados para acessórios no Kuro Lolita que é de uma cor diferente é a prata, mas somente em pequenos acessórios como colares e anéis.

É bem comum lolitas shiro estarem acompanhadas de lolitas kuro, ambas vestidas de maneira igual com penteados e acessório iguais formando o par oposto uma da outra como se fossem gêmeas.





Punk Lolita

O Punk Lolita é a mistura do estilo Lolita com o Punk tradicional, o punk Lolita é um estilo mais desleixado, porém nem tanto, pontas assimétricas são muito utilizadas em suas saias dentro dessa categoria, lembrando que não podem ser saias muito curtas pois o objetivo da Lolita é transmitir inocência e infantilidade e não ser vulgar, as saias devem ter obrigatoriamente anáguas volumosas como todas as outras sub-categorias.

Punk Lolita é um estilo muito bem incrementado, geralmente com muitos spikes, rebites, braceletes de fita ou couro com detalhes em prata como rebites e correntes, coroinhas, chaves, cadeados, crucifixos, alfinetes e caveiras.



Punk Lolita tem como cores temáticas o preto, o vermelho, roxo e o azul Royal e suas estampas mais comuns são o xadrez, listrado e o risca de giz.

Os sapatos das punks Lolitas são os melhores para as meninas baixinhas que querem um pouco mais de altura, os sapatos das punks lolitas incluem creepers, coturnos, rocking horse shoes e se não conseguir achar sapatos que combinem com seus outfits procure um sapato de boneca preto com uma plataforma bem alta deve ficar ótimo.



As próximas categorias apesar de lindas não são muito comuns para o dia-a-dia, e sim para ensaios fotográficos e afins.


Guro Lolita

Guro abreviação de Grotesque, de maneira resumida se encaixa muito bem nas regras de Sweet e Shiro Lolita, roupas totalmente brancas podendo ter alguns pequenos detalhes em rosa e azul bebê, porém diferente do Sweet e do Shiro a intenção do Guro Lolita é parecer uma boneca machucada, quebrada e até mesmo uma criança que acabou de ser machucada.

Dentro da caracterização do Guro Lolita vemos vestidos e aventais manchados de sangue falso, bandagens, esparadrapos, tapa olhos e meias ¾ rasgadas.

Todos esses elementos bizarros combinados com roupas delicadas e angelicais em cores pastéis e branco para destacar o sangue e os machucados falsos.

Os sapatos da categoria Guro Lolita podem ser qualquer sapato de boneca desde que seja em vermelho ou branco, porém um dos que mais me agrada em guro Lolitas e que mais combina são os rocking horse shoes com plataformas bem altas.


Wa Lolita 

O Wa Lolita é uma subcategoria que apresenta a junção da vestimenta e acessórios japoneses tradicionais com as típicas roupas do estilo Lolita, na maioria das vezes suas vestimentas lembram kimonos com mangas compridas e uma gola alta e transpassada por algumas camadas de tecido, porém mais curtos que kimonos normais e com anáguas volumosas.
Na subcategoria Wa Lolita uma das combinações mais usadas é a combinação de preto com vermelho e estampas florais, mas apesar de não muito comum podemos achar também junções de branco e rosa, acessórios florais tradicionais japoneses são muito apreciados e ficam ótimos na categoria.

Apesar de não terem sapatos específicos os Rocking Horse shoes são muito usados por lembrarem os tamancos japoneses tradicionais.


Qi Lolita

O Qi Lolita tem o mesmo conceito de Wa Lolita, porém com acessórios e vestimentas tradicionais chinesas.
Saias mais longas são usadas nessa categoria, a junção de preto e vermelho é a mais comum, porém podem-se usar também cores pastéis em suas caracterizações.

As botas e tamancos altos são muito apreciados no Qi Lolita.


Deco Lolita

O Deco Lolita é uma mistura do estilo Decora com o Lolita, apesar de muito parecidos não se deve confundir decora com deco Lolita, decora é um estilo mais exagerado e “cheguei” com muitas cores chamativas e fluorescentes, uma infinidade de acessórios que muitas vezes são bonitos mais não combinam uns com os outros, enquanto o deco Lolita é um pouco mais maneirado e busca um contraste mais bonito entre as cores e os vários acessórios que utilizam.

No Deco Lolita usam-se muitos acessórios, laços gigantes no cabelo e nas roupas, presilhas com decorações fofinhas, fitas, pulseiras, anéis com personagens fofinhos e perucas volumosas e extravagantes.

Deco Lolitas procuram usar cores pastéis contrastando com cores cítricas e quentes, cores muito fortes e fluorescentes devem ser usadas como muito cuidado, ou até mesmo evitadas para quem não tem muita experiência no estilo. 

As makes muito semelhantes ao Decora são um pouco mais moderadas utilizando um delineado preto discreto, cílios postiços e alguns pequenos adesivos embaixo nos olhos.

As estampas são muito comuns no vestuário de Deco Lolitas as mais usadas são estampas de bolinhas, bolos, doces, xadrez, laços, arco-íris e estrelas. Apesar da categoria não ter um sapato especifico, vemos muito os típicos sapatos de boneca com saltos um pouco mais baixos e o Rocking Horse shoes em alguns casos.


Atenciosamente, Julia.

Crédito ás imagens: aqui, aqui, aqui e aqui.

2 comentários:

  1. Amo todas, mas sou mais a Qi ^^

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo das lolitas realmente me fascina, mas acho que a que mais gosto e me identifico é a deco ou a sweet!
      Muito obrigada pelo comentário de verdade cara!

      Espero te ver aqui de novo em breve!

      Excluir

© Exalando Purpurina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Lorena Vieira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo