O que são Gyarus?

Fashion Tokyo, Gyaru, Gal, Girl

Você conhece o estilo Gyaru?

Bem ultimamente tenho reparado que sou meio que um tipo de especialista sobre Gyarus, depois de muitas pesquisas, em inglês, espanhol e até mesmo japonês, descobri muitas coisas que não são ditas por completo em sites brasileiros, muitas vezes o conteúdo é divido por partes, são cortados e distribuídos em vários sites diferentes, o que de certa forma pode confundir os leitores que estão pensando em seguir esse estilo.

Primeiramente Gyaru vem da palavra girl, do inglês e é um estilo onde as asiáticas se vestem como as americanas para quebrar o padrão de beleza japonês que valoriza a pele extremamente clara, cabelos escuros e a aparência fofa e delicada, porém de uma maneira muito mais exagerada, se utilizando de bronzeados artificiais, roupas curtas, cabelos claríssimos e até mesmo coloridos.

Características principais 
Fashion Tokyo, Japanese fashion culture

Como já citado acima alguma das características mais marcantes das Gyarus são seus bronzeados escuros, cabelos bufantes geralmente em várias cores, na maioria das vezes bem claras, saltos plataforma, decotes e mini-saias são uma das características que você verá em quase todas as categorias Gyaru, unhas muito bem decoradas e bem grandes se conseguirem. Gyarus geralmente não se importam muito com as regras de moda do momento, se sentindo livres para jogar e brincar com as estampas e acessórios da maneira que bem entender e lhe parecer bom aos olhos _algumas misturas em, minha opinião, são exóticas e chamativas demais, mas esse é o objetivo.

No inicio isso não era apenas um estilo, era um movimento fashion que começou em 1970 e passou a se tornar popular no ano de 1990. O termo Gyaru antigamente era usado para jovens com pouco ou até mesmo nenhum interesse no estudo, trabalho e até mesmo casamento _o que é algo raro no Japão_ eles eram uma especie de punk japoneses, também podiam ser denominados como uma especie de delinquentes. Pode-se deduzir que eles viviam uma vida meio "hard", gastando todo o dinheiro de seus pais, trabalhando muitas vezes como acompanhantes, bebendo em boates perigosas e muitos se comportando de maneira vulgar.

Mudanças
cotidiano, Gyaru, Gal, Girl, urban

Mas isso se modificou quando a popularidade do estilo cresceu em 2000 e o grupo que seguia esse estilo e modo de viver cresceu, deixando a coisa mais superficial, a coisa toda deixou de ser um estilo de vida rebelde para se tornar, na maioria dos casos, apenas uma moda utilizada por muitos jovens que não conseguiam se encaixar no padrão de beleza asiático, outro motivo é uma crise econômica que ocorreu no Japão em 2008 e as japonesas começaram a ver que estava ficando difícil levar essa vida luxuosa e rebelde.

E então elas passaram à apenas seguir o estilo colorido e exageradamente bronzeado característico das Gyarus, porém elas não são mais tão rebeldes como eram no inicio, muitas estudam ou estudaram, algumas são até mamães e provavelmente trabalham para bancar os custos altos que o estilo traz junto consigo,já que não é nada barato ficar se bronzeando e tingindo o cabelo, além de usar marcas caríssimas como Dyamond Jesus é quase uma marca registrada da maioria das Gyarus.

No começo o termo gyaru abrangia todos jovens que aderiam a esse estilo, porém após a explosão do estilo foram surgindo alguns tipos de subcategorias para definir as gyarus, porém esse é um assunto para uma postagem onde eu vou explicar cada uma delas com paciência e carinho.

Espero que tenha ajudado vocês em suas duvidas e pesquisas!

Atenciosamente, Julia.




4 comentários:

  1. Eu não conhecia esse estilo, adorei as roupas, bolsas, super hiper estilosas!

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos
    Carol Peclat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank U Carol :3
      Elas realmente são muito estilosas se utilizarem do estilo suavemente.
      Obrigado pelo comentário, e espero de coração que tenha gostado <3

      Excluir
  2. Ai, to adorando isso aqui! Realmente tem muito da cultura japonesa que não fazemos nem idéia do que seja. Pode até parecer estranho, mas se fossem olhar nossos costumes pensariam a mesma coisa, não?
    Perdão, mas não pude deixar de assemelhar esse estilo com as travestis, que são meio "exageradas" em tudo, mas acho que controlando na dose fica bem! Também acho que você podia fazer um apanhado geral de todos os estilos das japonesas, além de seguir com os posts falando de cada um, mas assim, só pra nortear e termos noção de quantos existem! ahahhahah Seria bem legal.
    Bjs,
    http://www.seviranos20.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente né! Quando eu comecei a pesquisar sobre também achei estranho sabe, mas com o tempo você vê que nem tudo que é estranho é ruim e se adéqua á toda essa informação!
      Bem bem travestis são bem exageradas, mas as gyarus me lembram muito mais drag queens com todo esse luxo e sempre prezar por tudo que é glamuroso e exageradamente brilhoso e divo!
      Obrigada pelo comentário e pode deixar que vou seguir sua sugestão de trzer o maximo que conseguir achar desses estilos para o blog!

      Excluir

© Exalando Purpurina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Lorena Vieira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo