O que é um ulzzang


Você sabe o que é um ulzzang?

Um ulzzang é, na minha opinião, um conceito fotográfico. Algumas pessoas acreditam que é simplesmente um estilo,  já outras acreditam que é um estilo de vida, eu escolhi a opção mais viável e que melhor explica o que é um ulzzang.

Ulzzang vem do coreano, significa basicamente "o melhor rosto" e é um conceito fotográfico aonde a pessoa fotografada deve ter olhos grandes, nariz e boca pequenos e pele de bebê, pelo menos é assim que a gente tenta explicar o que é ser um ulzzang, porém por trás do conceito existem muitas mais "regras", algumas permanentes, nunca modificadas, já outras se modificam de pais em pais e de categoria para categoria.

Você deve estar se perguntando : "Que categoria?", vamos lá que eu explico!

Nós temos o que eu chamo de conceito básico ulzzang, que é os olhos grandes, boca e nariz pequenos e pele perfeita, porém, dentro desse conceito ocorre uma separação de estilos que , ao que me parece, foram criados com o passar do tempo para que o conceito se adequasse a todos os tipos de personalidade.

Esta meio confuso? Bom, imagine que ulzzang é um tipo de raça em que todos tem as características do conceito básico, mas cada um tem um estilo próprio. É isso que acontece com as categorias, cada uma delas representa um estilo diferente.

Ainda está meio confuso, continue lendo que acho que você entenderá melhor.

Ulzzang Cute

A categoria mais popular e mais comum entre os ulzzangs é a cute e e tenho quase certeza que você já viu alguma modelo que seguia a categoria pela internet.

A categoria consiste em, basicamente, ser o mais  fofo o possível... Ok, não é tão simples assim, mas é quase. Ah! Não se esqueça que para seguir essa categoria  você precisa ser um pouco cuidadoso(a) pois existe utra categoria que se assemelha muito a essa.

Na categoria Cute você deve usar maquiagens leves, se você tiver olhos mais puxadinhos, em um modelo mais oriental, pode fazer maquiagens mais pesadas nos olhos sem perder o ar da fofura, mas isso nem sempre da certo. Sugiro que opte pelos tons de marrons em delineados retos e um pouco de esfumado.

Eu poderia lhes dizer também que as roupas devem ser apenas em tons pastéis, porém é bem nessa parte que devemos tomar cuidado pois existe uma categoria chamada Pastel Ulzzang, que só o nome já deixa implícito a tabela de cores exigida na categoria. Sendo assim as roupas devem ser delicadas, com bastante babados e golas fofas, muitas saias rodadas e cardigãs em candy color, blusas de trico são sempre bem vindas, assim como meia-calça. As cores pasteis combinam logicamente com o conceito, mas é sempre bom ter alguma coisa de uma cor mais forte para quebrar a tabela de cores.

O cabelo é um assunto mais complicado, já que aqui no Brasil as ulzzangs parecem ser não gostar muito de cabelos cacheados. Eu recomendo perucas de tons naturais, ulzzangs Cute geralmente tem um aspecto bem simples, além de que perucas coloridas são mais difíceis de se retirar o brilho e possuem uma qualidade pior do que as de tons naturais.

 Ah, se você não é acostumado, deve estar viajando na parte das perucas. Bom, devo dizer que é bem normal usar perucas quando se é ulzzang, e você não deve estranhar isso.

Pastel Ulzzang


Alguns dizem que Pastel Ulzzang é uma junção de Pastel Goth com Ulzzang, mas na minha opinião não.

Pastel Ulzzang é um ulzzang que se veste e manqueia usando apenas tons pasteis e possui cabelos também em tons pastéis.

O Pastel Goth_ irei fazer um post especifico sobre eles futuramente_ se vestem com um estilo mais pank, utilizando-se de tiaras com tachinhas e crucifixos, e apesar de usarem bastante tons pasteis, não tem nada a ver com o estilo Pastel Ulzzang.

Sexy Ulzzang ou Momzzang

Antigamente eu costumava dizer que apesar do nome, o objetivo das momzzangs não era realmente ser sexy, hoje eu falo o contrario, esse é sim o objetivo delas e deles (sim, existem garotos momzzangs, apesar dos brasileiros não serem lá essas coisas).


Já vou avisando que se você se interessou por essa categoria, você deve ter um copo mais bonito porque é é isso que deve se destacar mais nas fotos, seu corpo.

Os cabelos cachados e naturais são mais bem vindos nessa categoria do que as perucas, o que é raro de se acontecer.

Roupas mais curtas e batom mais vibrante também vivem lado a lado nesse estilo, porém nos olhos o mais popular é o delineado marrom ou um esfumado mais claro.

Apesar de tudo que eu disse acima, vim aqui lembra-los que no mundo de hoje existe como ser sexy sem ser vulgar. Vejo muito as brasileiras postando fotos como momzzang e parecendo mais @#%$* do que momzzangs, para uma melhor comparação, em quanto elas deviam parecer a Park Sora estavam mais parecidas com atrizes de filme porno.

Bom, se você não sabe quem é Park Sora, olhe na foto a cima e veja por você mesmo um dos maiores exemplos de momzzang que temos na Coreia. Ao ver as fotos dela poderá perceber que seus olhos não são iguais aos das outras ulzzangs, isso é porque as momzzangs geralmente não usam as tão famosas CL's, _CL'S ou Circle Lenses são lentes com a intenção de fazer com que os olhos pareçam maiores, de diâmetros variados, as lentes possuem o desenho da iris maior, o que causa a ilusão de que o olho é maior_ as mesmas são muito usadas na maioria das categorias ulzzangs.

 Ulzzang Rock

Algumas pessoas não conseguem distinguir Dark Ulzzang de Ulzzang Rock, mas na verdade os dois estilos são bem diferentes... Quando se trata de garotas.

Quando falamos de garotos acaba que eles são bem semelhantes, muitas tachinhas, roupas de couro ou rasgadas, maquiagem mais escura e um cabelo mais rebelde.

Com relação as meninas acaba que o negócio é mais em baixo. No Ulzzang Rock a maquiagem feminina acaba sendo uma maquiagem mais colorida e vibrante, o que pode ser um problema na hora de postar suas fotos na internet pois muitas pessoas não acham que esse tipo de maquiagem seja valido em ulzzangs. Um exemplo de Ulzzang Rock com maquiagem vibrante é a Jang Hae Byeol.

Seu estilo varia muito, as vezes ela segue a categoria cute, as vez a rock, mas quase sempre mantem a make vibrante e colorida, é quase uma característica sua.

As roupas são geralmente jeans justos e rasgados, o couro e as tachinhas ainda são validas e meia-calças com algum desfiado aqui e outro ali dão o charme do look.

Ulzzang Dark
Maquiagens mais escuras e fotos mais sérias, é isso que rende a categoria Dark. É preciso tomar muito cuidado na hora de tirar as fotos para essa categoria, apesar de validas, eu recomendo que as tachinhas fiquem longe das roupas, assim como a tesoura deve ficar longe dos jeans.

Apesar de tons escuros prevalecerem tanto no Ulzzang Rock como no Ulzzang Dark, os que seguem o conceito Dark geralmente possuem um ar mais maduro, mais sério, já os que seguem o conceito rock tentam passar em suas fotos animação e rebeldia. É necessário tomar muito cuidado para que na hora de tentar seguir um dos estilos, não acabe por seguir outro.

Não se engane, seguir o conceito Dark não é virar punk, lembram o que eu disse sobre fotos mais maduras? O proposito do Dark é passar um ar adulto e triste, as tachinhas e o couro, usados com moderação, conferem o estilo ao ulzzang.

Batons vinho e olhos esfumados com preto ou um marrom bem escuro podem combinar bem com o estilo.

Ulzzang Classic

Ulzzang Classic seria uma categoria, assim como o Dark, mais madura, geralmente as coreanas adultas que não possuem um rosto que se encaixe com as categorias Cute e Dark preferem a Classic, pois as roupas características dessa categoria são roupas mais sociais, menos coloridas e sem muito frufru.
As maquiagens são mais claras e eles geralmente optam por esfumado marrom e batom claro.

As fotos geralmente são feitas a luz do dia e os ulzzangs geralmente possuem expressões serenas ou felizes, nada de biquinho ou caretinhas, comumente usadas na categoria cute.

Ulzzang Street

Essa não é uma categoria muito aderida, pois ele foge bem do conceito ulzzang.

Essa categoria é basicamente moda de rua, os ulzzangs geralmente usam jaquetas moletom e boné, calças e shorts mais despojados e a maquiagem quase não aparece.

Essa é uma categoria que varia bastante de pessoa para pessoa, pois é um estilo que nos deixa muitas possibilidades livres e não há muito mais o que falar sobre ele.

Bom, então eu acho que foi isso que eu tinha a falar sobre o que é um ulzzang.

Nos próximos posts vou explicar sobre brazzangs, perucas e CL's e também vou estar me aprofundando em ulzzangs boys e black ulzzangs (ulzzangs negros), espero que tenham gostado do post.

Atenciosamente, Lorena Vieira.




Créditos das imagens aqui, aqui e aqui.

8 comentários:

  1. Achei bem interessante. É confuso, mas interessante. É basicamente uma classificação de estilos, né? Aprendi coisas parecidas na consultoria de imagem pessoal. hahaha Beijos!

    www.erickcorreia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tipo isso, uma classificação de estilos dentro de um estilo... Bom, acredito que você entendeu :3
      Beijos!

      Excluir
  2. Bacana eu sempre curti esse estilo, mas não sabia o nome rs
    http://meioquetipoassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia o estilo Ulzzang, mas não conhecia as categorias dentro do estilo, ainda sou meio novata quando o assunto é cultura Coreana.
    http://crazyandkawaiidesu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Vejo uma peruana no yt que mora no japão e ela faz essas caracterizações e fica muito legal! O post é bem legal e explicativo, curti :D

    http://quefrescurajeny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Exalando Purpurina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Lorena Vieira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo